4 normas técnicas que toda retífica deve seguir

Profissional lendo manual na retífica

Cada setor da economia tem normas que determinam os procedimentos padrões que devem ser seguidos por estabelecimentos e profissionais. E com a retífica não é diferente.

Uma retífica que deseja ser bem-sucedida precisa conquistar a confiança dos seus clientes, apresentar um serviço bem feito, ter um ótimo atendimento e se atentar a detalhes, como por exemplo, ter um estabelecimento limpo.

Para oferecer um serviço de alta qualidade, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orientam os empresários a avaliar cada etapa do trabalho na empresa, como treinar e qualificar os seus funcionários e as condições técnicas mínimas para executar um determinado serviço.

Conheça abaixo quatro normas da ABNT que os retificadores devem seguir:

NBR 13.032 – Retífica de motores alternativos de combustão interna de veículos automotores

Determina os princípios gerais para a execução da retífica completa de motores de combustão interna aplicados em automóveis, equipamentos agrícolas, industriais, náuticos, aeronáuticos, estacionários, ferroviários e seus componentes individuais.

NBR 6.047 – Veículos rodoviários automotores – Motores

Define os motores e denomina os componentes de motores alternativos de combustão interna, utilizados nos veículos rodoviários automotores, definidos na NBR 6067 (Veículos rodoviários automotores, seus rebocados e combinados – Classificação, terminologia e definições).

NBR 15.831 – Remoção e instalação de motores de veículos rodoviários automotores

Estabelece os princípios gerais para remoção, reinstalação e funcionamento de motores alternativos de combustão interna de aplicação rodoviária, agrícola, industrial, marítima, estacionária e ferroviária, bem como dos seus componentes agregados e periféricos.

NBR 14.481 – Diagnóstico e manutenção em motores ciclo Otto

Esta Norma estabelece os procedimentos para diagnóstico e manutenção das falhas de funcionamento, reparação ou substituição parcial ou total dos itens diagnosticados nos motores de veículos rodoviários de combustão interna do ciclo Otto, segundo as especificações contidas no manual de serviços do fabricante do veículo.

Para acessar as normas da ABNT, clique aqui.

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