Você conhece a garantia do motor retificado?

Retificador reparando o motor. Saiba sobre a garantia do motor retificado

Muitos empresários retificadores têm dúvidas sobre como fornecer corretamente a garantia do serviço prestado ao seu cliente.

Há, pelo menos, três tipos de garantia que asseguram a qualidade, a eficiência e a durabilidade do produto: a legal, a contratual e a estendida.

Neste post, vamos te explicar cada tipo e as suas regras de aplicação.

Garantia legal

garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, o cliente tem 90 dias para reclamar de problemas em produtos duráveis, como o motor. O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto.

O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto – aquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto -, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

Garantia contratual

garantia contratual, entretanto, é a que o fabricante ou fornecedor acrescenta a seu produto de livre e espontânea vontade, ou seja, nem todo item terá esse tipo de seguro. Sua vigência começa a partir da data de emissão da nota fiscal, com o prazo e condições impostas pela empresa – normalmente estabelecida no “termo de garantia”.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a contratual é complementar a legal. Desse modo, fique atento para os prazos da garantia contratual, pois para os produtos duráveis (eletroeletrônicos e etc.) geralmente é de 9 meses ou 1 ano. Se for de 09 meses, o consumidor terá 1 ano para acionar a garantia em caso de defeitos, pois é feita a soma da garantia contratual com a legal de 03 meses ou 90 dias.

Garantia estendida

estendida, normalmente oferecida pelas lojas com termos como “supergarantia”, é contratada a parte. Normalmente, é oferecida por uma outra empresa, que não tem relação com o fabricante e se trata de um seguro contra defeitos do produto. 

Dentro desse tipo, há ainda três modalidades: a original, cuja cobertura é igual ao seguro contratual realizado pelo fabricante, mas você tem algum benefício, por exemplo, a troca imediata do produto; a ampliada, que o tempo é somado à garantia original do fabricante; e a diferenciada, na qual você também tem benefícios, mas o tempo de seguro é menor do que a estendida original.

Após o reparo

Antes de entregar o motor retificado, recomendamos testar o motor em dinamômetro para atestar o seu funcionamento ao cliente. Além disso, também entregue a nota fiscal discriminando os serviços realizados. Independentemente de haver um termo por escrito, o reparo tem garantia legal de três meses.

Se nesse período o produto apresentar o mesmo problema ou algum outro decorrente do reparo, entende-se que o serviço foi mal prestado e, assim, o cliente tem direito de exigir a reexecução dos serviços sem custo adicional ou uma das alternativas previstas no CDC.

Já se o produto estiver dentro da garantia contratual, o prazo continua o mesmo, ou seja, se uma mercadoria com garantia de um ano apresentou defeito aos sete meses de uso e retornou para a retífica, restará apenas cinco meses de seguro.

Entretanto, se o item foi trocado e mesmo assim apresente o mesmo ou outros defeitos em tempo menor do que a sua vida útil, a troca poderá ocorrer, pois o prazo de garantia legal e contratual deve ser contado a partir da data em que o novo artigo foi entregue.

Atenção! É importante ressaltar que a retífica deve provar que prestou o serviço isento de defeito. Caso a culpa exclusiva seja do cliente ou de terceiros, a empresa não terá obrigação legal de responder pelos danos causados ao motor.

Sabemos o quanto é importante garantir a durabilidade e o desempenho do motor. Por isso, oferecemos uma solução completa e confiável: o Certificado de Garantia!

Por que escolher nosso Certificado de Garantia?

Comunicação transparente: o certificado inclui todas as condições, direitos e deveres do consumidor e do retificador, garantindo uma relação transparente entre ambas as partes.

Segurança: ao entregar o certificado ao cliente, você tem a tranquilidade de saber que o cliente tem todas as informações que precisa, como prazo de garantia, quando deve fazer revisão, entre outros.

Clique aqui para obter o seu certificado

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor, deixe seu comentário.x
Rolar para cima