Nova versão do DNA dos Motores é lançada pela APAREM

DNA dos Motores é banco de especificações técnicas da APAREM - Associação Paulista de Retífica de Motores

O DNA dos Motores da Aparem está de cara nova. Com um layout mais moderno, a plataforma lançada nesta segunda-feira, 08 de janeiro, terá diversas novidades para os associados da Aparem e do Sindimotor.

Desenvolvido a partir dos feedbacks dos nossos associados, o sistema está mais funcional para aprimorar a experiência dos usuários, além de proporcionar informações técnicas atualizadas e de qualidade aos retificadores de todo o país.

A ferramenta engloba especificações técnicas, controle de produção, pesquisa de preço básico de retífica, rastreabilidade e conteúdo, e pode ser acessada tanto pelo computador quanto em dispositivos móveis.

“Nós estamos trabalhando no novo DNA dos Motores há mais de um ano. É um sistema integrado que irá facilitar muito o dia a dia do retificador. Nós ainda adicionaremos novas funcionalidades, que serão lançadas em breve”, informa Luciana Almeida, do Departamento de Comunicação e Marketing e responsável pela nova versão do sistema.

DNA dos Motores

O “DNA dos Motores” apresenta as medidas padrão (standard) para a retífica e a montagem completa de cada motor. Atualmente, temos catalogadas mais de 4.800 aplicações de motores entre nacionais e importados, das linhas leve e pesada, incluindo veículos de passeio, caminhões, geradores, máquinas agrícolas, máquinas industriais e embarcações.

Cada DNA, como é chamada a nossa ficha técnica, possui informações de diâmetro, altura, folgas e torques para a usinagem e a montagem do motor, além de observações que o retificador deve estar atento quando estiver trabalhando.

O sistema abrange bloco, virabrequim, biela, comando, cabeçote e sincronismos. Na nova versão, foram incluídas medidas, torques e dois novos grupos: bombas e bicos injetores, em parceria com o Sindimotor, e um grupo específico para todos os torques do motor. Destaca-se a expansão dos grupos Comando e Cabeçote, principalmente, na versão impressa. A seção do Cabeçote, por exemplo, foi estruturada para seguir a ordem de usinagem e montagem deste componente.

Rastreabilidade

Além do design mais moderno, o PDF de cada DNA dos Motores possui inclui áreas de anotações, para que as retíficas tenham um controle do serviço executado.

Criado a partir das Normas da ABNT NBR 13.032 e NBR 15.831, e no ISO 9.000, o processo de rastreabilidade pode ser aplicado nas retíficas para acompanhar o processo de produção, identificar a origem de materiais específicos e monitorar a conformidade com os padrões estabelecidos.

Com o DNA dos Motores, o profissional responsável por uma tarefa como, por exemplo, a usinagem do bloco, consegue aferir as dimensões do motor, anotar as medidas executadas, quais os testes realizados, as marcas e os números das peças usadas, e os torques aplicados.

“O DNA não é apenas uma mera ferramenta de informação técnica, é um produto para rastrear a qualidade do trabalho do retificador. A informação técnica não é tudo! A rastreabilidade e o comprometimento com a qualidade do trabalho devem ser os objetivos da empresa, principalmente, se o retificador quiser implementar o ISO 9000 ou ser uma retífica certificada, como pelo Inmetro e o IQA”, afirma o presidente Zauri Candeo. “É uma garantia ao cliente que a retífica é feita conforme a norma técnica. Se a retífica for responsável apenas pela usinagem, o DNA pode ser apresentado para que o cliente faça a conferência do trabalho, caso ele seja de uma oficina mecânica”.

Novo sistema

A novidade faz parte da atualização digital que o presidente Zauri Candeo determinou para esta gestão. Com a nova plataforma, a Aparem pretende expandir a sua atuação em todo o território nacional.

“A Aparem segue determinada em fornecer os melhores serviços e produtos aos nossos associados. Somos comprometidos em fazer com que as empresas associadas forneçam ao cliente um trabalho de qualidade e, para isso, o acesso a informação técnica e a rastreabilidade é fundamental”, ressalta o presidente Candeo.

Precisa de informações técnicas para a sua retífica?

Seja associado à Aparem!

Entre em contato conosco e tenha o melhor atendimento especializado em retíficas de motores! Os nossos associados têm acesso a um banco de especificações técnicas completo, assessorias técnica, jurídica e contábil, cursos e palestras realizadas por profissionais especializados na nossa área, e outros produtos.

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor, deixe seu comentário.x
Rolar para cima