SELO DE TEMPERATURA

ADQUIRA O SELO DE TEMPERATURA

Evite problemas com a garantia dos motores retificados!
Aplique o Selo de Temperatura da Aparem

Selo de temperatura Aparem

Cresce o número de retíficas de motores que aplicam o “Selo de Registro da Temperatura do Motor da Aparem”. De janeiro de 2018 e dezembro de 2020, mais de 22 mil motores retificados passaram a circular em todo o país com o selo da Aparem.

Importados dos Estados Unidos, os selos são considerados “top de linha” e são os mesmos utilizados em motores aeronáuticos e homologados pela Caterpillar.

O selo possui uma escala progressiva de 82 a 138 graus Celsius, que escurece de acordo com o registro da temperatura máxima atingida pelo motor. O registro revela se o motor excedeu o limite por causa de problemas na sua reinstalação e no sistema de refrigeração ou se por mau uso do cliente.

 

De acordo com a Norma técnica NBR 13.032 da ABNT, a aplicação do selo é obrigatória. Ele deve ser aplicado antes do retificador fazer o ensaio do motor, para garantir que o profissional obtenha o resultado correto sobre o serviço prestado.

Os motores reinstalados nas retíficas com o selo colado geram uma segurança maior ao retificador quanto à garantia do motor.

Instruções para aplicação

 – Recomenda-se que antes de manusear os selos, as mãos estejam limpas e secas, pois ao contrário pode interferir na funcionalidade dos selos.

 Fixar no corpo da bomba d’água. Não fixá-lo próximo do escapamento, ou seja, não fixar em cavalete de água ou em local que isole a transmissão de temperatura do bloco.

 – A fixação do selo deve ser feita em local sem a presença de umidade, para evitar agressão de partículas arremessadas pela ação da ventoinha, recomenda-se aplicar um papel Contact sobre o selo e, emoldurá-lo com um fino cordão de Durepoxi, pois além de lacrá-lo, evita que seja arrancado com a alta pressão d’água por ocasião da lavagem do motor.

 – Caso o SELO DE REGISTRO DE TEMPERATURA fique fixado na bomba d’água em posição de difícil acesso visual, utilize um espelho retrovisor para visualizar a temperatura atingida.

Rolar para cima