A Aparem promoveu a palestra “A Evolução dos Motores Diesel”, em parceria com a distribuidora Eletropar e a fabricante de peças Mahle Metal Leve, nesta quinta-feira (03) na sede da entidade em São Paulo.
Conduzida pelos engenheiros da Mahle, a palestra abordou as transformações na indústria, a evolução dos motores diesel, a qualidade das peças e quais são os cuidados necessários na montagem do motor para evitar falhas prematuras.
De acordo com o engenheiro Fabrício Costa, as grandes empresas da indústria automotiva estão cada vez mais engajadas em criar veículos e tecnologias que tenham baixa emissão de gases poluentes, em incorporar políticas de ESG (sigla em inglês para Governança ambiental, social e corporativa) e frear a mudança climática.
Costa ressaltou que, apesar da pressão europeia para criar cidades sustentáveis, o Brasil não deve seguir a mesma rota que a Europa, uma vez que já tem uma matriz energética mais limpa e com fonte de energia diversificada. Porém, ainda carece de infraestrutura para que os veículos elétricos se tornem predominantes no Brasil.
O engenheiro da Mahle Flavio Poloni apresentou as mudanças nos motores com a evolução tecnológica e explicou que o manuseio correto e ser meticuloso na usinagem das peças evitam que o motor apresente problemas após o trabalho na retífica. Limpar a camisa antes de aplicá-la, evita a entrada de impurezas que podem danificar os anéis do pistão, por exemplo. Outras práticas simples que devem ser aplicadas no dia a dia são verificar as marcações nos pistões e usar a junta com a espessura correta no cabeçote.
O evento abre o ciclo educacional que a Aparem vai promover em 2023, para aprimorar e atualizar os conhecimentos dos retificadores, qualificar profissionais, e melhorar o serviço prestado nas retíficas. O projeto teve início no ano passado com as palestras sobre boas práticas nas retíficas promovidas em parceria com a RIO (Riosulense).
“Continuar a aprender é um dos segredos do sucesso e, no nosso ramo, aprender novas técnicas e a como manusear peças e motores é fundamental. Apesar da configuração permanecer praticamente a mesma, os motores continuam a evoluir e nós precisamos nos atualizar. Por isso, a Aparem e o Sindimotor estão voltando com as palestras e preparando cursos”, explica o presidente das entidades Zauri Candeo.
“Participar dos eventos da Aparem também é uma oportunidade de conhecer outras empresas, fazer amigos e entrar em contato diretamente com fabricantes e distribuidoras de peças. Este é apenas o início de um ano de muito trabalho e projetos para alavancar o segmento”.
Leia também:
+ É MEI? Saiba o que muda em 2023!
+ 4 normas técnicas que toda retífica deve seguir
+ Atestado de Legalidade Sindical é obrigatório para retíficas paulistas