Benefícios e regras da adequação do setor à Lei Federal 12.997/14

O projeto está em andamento e o Sindicato tem trabalhado arduamente para que o maior número de empresas entendam as regras para o enquadramento e os benefícios de serem protegidos pelas Leis Estadual e Federal, apesar de não ser um processo fácil, nem tão pouco simples de ser executado.

Fazer parte do grupo de empresas, que passam pela regularização, contribui para reduzir os índices de roubo e furto, que segundo o levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, aponta uma redução de 26,62% no Estado. Além de beneficiar os empresários credenciados do setor com o aumento da sua gama de clientes e a ocupação da mão de obra dentro da empresa.

Por isso, optamos em estar mais perto dos polos regionais, para facilitar o acesso de todas as empresas às reuniões, afinal focamos no crescimento econômico, no aumento da visibilidade e credibilidade do setor, abrangido pelo Sindimotor.

SOROCABA No dia 30 de agosto, estivemos em Sorocaba, para esclarecer todas as dúvidas dos empresários da região. Gostaríamos de registrar nossos agradecimentos a Metalac SPS, em especial ao José Paulo Bertola e a Cláudia Fabri que nos cedeu o seu espaço e nos recepcionou de maneira impar. Ao nosso Diretor da Aparem, Paulo R. Tezoto, da Sorodiesel, e o Pasqual Quintana, da Retificadora de Motores Pasquin, por todo o apoio para que a reunião fosse realizada.

Foram visitadas mais de 30 empresas em oito cidades diferentes, que foram convidadas pessoalmente por nosso Engenheiro, Valdir Crepaldi. Muitas dúvidas são levantadas dentro da palestra, principalmente, no que se refere aos benefícios que a Lei pode trazer para todos.

Como é sempre exposto, o primeiro passo é “arrumar a casa”, organizar e adotar alguns procedimentos simples, que são primordiais dentro da rotina de uma empresa. Quando nos referimos à adequação, estamos trabalhando em várias esferas, não é unicamente o tão falado CREDENCIAMENTO DO SETOR, mas todas as oportunidades que estão embutidas dentro deste projeto.

Um passo importante é que precisamos UNIR o setor. Pode parecer uma utopia para alguns, mas um setor organizado, coeso e, principalmente, que se mostra disposto a trabalhar em prol de uma causa comum, apoiando um projeto governamental, é um SETOR FORTE. Sendo assim, podemos muito mais.

Essas reuniões tem sido de grande valia, tanto para o Sindicato quanto para as empresas. Conseguimos enxergar a real necessidade de nossos associados e, em contrapartida, mostrar que ainda vale a pena investir no que fazem, pois, é uma parte importante da cadeia produtiva automotiva.

DETRAN-SP No dia 08 de setembro, estivemos, novamente, presentes no Detran-SP, em conversa com o Dr. Cícero e o Engenheiro Kenji, para continuarmos alinhando a nossa proposição e adequação do setor, sem causar transtornos no processo já corrente.

Temos a convicção que estamos apoiando um projeto sólido e queremos estar ao lado do Estado para somar e sermos uma parcela de importante na colaboração para todo o funcionamento do sistema. Muitos questionamentos vêm sendo feitos a respeito de como ocorrerá essa adequação. Estamos trabalhando para que não seja algo tumultuado e confuso para as empresas, nem tão pouco oneroso.

Queremos que nosso setor e todas as empresas sérias conheçam e aproveitem um novo mercado que está aí. Competência e capacidade para isso, nós temos. “Só precisamos transformar o barulho em música”, como diz nosso consultor Marcelo Magalhães. É uma oportunidade única. Não podemos deixar nosso setor “minguar” ou virarmos apenas aplicadores e vendedores de peças. Somos RETIFICADORES.

Como nosso Presidente diz no editorial do boletim 61 de Outubro de 2015: “Estamos perdendo nossa essência… Somos consertadores”. E, além disso, pagamos altos salários para uma mão de obra qualificada. Porque não juntar tudo isso? A experiência que cada proprietário, seja de retífica, agregado ou periférico do motor, tem é imensurável. É por isso que estamos batalhando para que todo esse conhecimento saia da “margem” e passe a ser o centro de todo esse processo.

Mais uma vez frisamos que o PROCESSO DE ADEQUAÇÃO vai além de envio de documentos. É toda uma mobilização da cadeia. O que frisamos nas reuniões é que a cadeia que envolve os desmontes de veículos garanta a procedência. Nós temos o “know hall” para retrabalharmos essas peças e garantir a qualidade. O desmonte passa a ser um parceiro da retífica, não um concorrente ou, em muitos casos, até um aliado comercial. Não podemos deixar que as velhas ideias e culturas ultrapassadas de “rinchas” entre setores atrapalhe todo o andamento do processo. A partir de agora é um NOVO TEMPO. Parcerias são essenciais para a sobrevivência das empresas. E aquelas que mantiverem a postura de viverem sozinhas estão fadadas a terminarem sozinhas.

PIRACICABA Dia 28 de setembro, realizamos mais uma reunião de esclarecimento, na cidade de Piracicaba, de antemão já agradecemos ao José F. Camilo Jr. e o Fábio S. Camilli, da Retífica São Cristovão pelo auxilio em nos apresentar para a equipe do SIMESPI, por nos receber tão bem e nos ceder seu espaço para a realização de mais uma reunião. Mais uma vez, um grupo grande esteve presente para começar a conhecer os pormenores da Lei, e ainda compreender como levar todas essas mudanças legais para dentro das suas empresas. Da mesma forma, nosso engenheiro visitou cerca de 50 empresas, convidando os interessados para comparecer a reunião.

O que está em jogo são todos os benefícios que podemos tirar de um mercado bilionário que, agora regulamentado por leis, abre uma oportunidade única de trazer os novos horizontes para nosso setor. Não estamos preocupados com opiniões ou interesses contrários, os números estão aí para comprovar que somos os mais habilitados para garantir a qualidade na reparação de peças usadas. Mais uma vez, agradecemos as empresas que já estão conosco e a todos os presentes nas reuniões e reforçamos que o SINDIMOTOR está à disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas, por telefone ou e-mail.

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor, deixe seu comentário.x
Rolar para cima