Sindimotor: “sindicato moderno e atuante na reparação da motorização”

Zauri Candeo, presidente do Sindimotor e da Aparem

Zauri Candeo, o presidente do SINDIMOTOR, conta sobre a criação deste novo sindicato, especializado na reparação de motores

Como surgiu o SINDIMOTOR?
O segmento da motorização, há muito tempo, reivindicava um sindicato específico para a categoria, com competência para cuidar exclusivamente dos assuntos pertinentes ao setor. Em 07 de outubro de 2002, em votação na sede do SINDIREPA – SP, os associados optaram pelo desmembramento desta entidade e pela criação do SINDIMOTOR, o qual foi concedido o devido registro no dia 24/10/2003.

O que é SINDIMOTOR?
SINDIMOTOR é o sindicato especializado no setor da reparação de motores de veículos, e envolve as empresas que trabalham com remanufaturamento, recondicionamento e/ou retificação de motores e seus agregados e periféricos no Estado de São Paulo.

Qual é a proposta do SINDIMOTOR?
A proposta do SINDIMOTOR é ser um sindicato especializado na reparação da motorização. Não é mais possível existir um sindicato que se proponha a cuidar de borracharias, autoelétricos, motores e outros segmentos juntos. É necessário, nos casos dos motores, exista um sindicato específico para atender a este segmento.

Quais as empresas que devem se associar ao SINDIMOTOR?
Todas as empresas que exerçam trabalhos relacionados com remanufaturamento de peças e componentes de um motor, tais como: carburadores, bombas e bicos injetores de combustível, turbocompressores e sistemas de superalimentação; sensores e módulos eletrônicos; válvulas, escapes, abafadores e catalisadores; sistemas de embreagens; radiadores e trocadores de calor; sistemas de ignição, baterias, motores de partida e geradores de energia e todos os componentes que sejam comandados pelo módulo nos motores diesel; álcool e Gás Natural Veicular (GNV), finalizando em emissões e controles de poluentes.

Os prestadores de serviços automotivos também farão parte deste novo sindicato?
Na área de motorização, sim. As empresas de retifica de motores, repotenciamento e reinstalação de motores, afinação de motores, recondicionamento de bombas e bicos, fricção e controle de emissões de poluentes; convertedoras de combustíveis e instaladoras de kits de gás natural veicular, agora também fazem parte do SINDIMOTOR.

O que o SINDIMOTOR pretende oferecer aos seus associados? 
Um sindicato moderno e atuante, com trabalhos totalmente voltados para os interesses dos nossos associados.

E qual será o diferencial deste novo sindicato?
O SINDIMOTOR vai oferecer uma ampla estrutura de apoio aos seus associados. Será um centro ativo especializado, preparado para oferecer suporte técnico avançado, orientação de negócios e atendimento jurídico.

Estamos falando de um sindicato superespecializado?
Exatamente, pensamos um sindicato superespecializado em soluções. Com as constantes transformações que o setor vem passando nos últimos anos e com a contínua evolução dos motores dos veículos, não é mais possível a uma empresa deste ramo sobreviver sem ter um apoio especializado, tanto na área técnica quanto de posicionamento estratégico. Costumamos dizer: se você não pode ou não quer ter em sua casa, uma piscina, uma quadra de tênis e uma sauna, fique sócio de um clube. É isso o que somos, um “clube”, que vai oferecer aos seus sócios, serviços de nível elevado a um investimento muito baixo.

Qual a maior dificuldade do setor?
No momento, informação técnica. Hoje, existem mais de mil motores diferentes, nacionais e importados, no mercado brasileiro. Para reconstruir corretamente um motor, é necessário ter a ficha de especificações técnicas deste determinado motor.

E cada motor possui cerca de 60 informações técnicas importantes. Resultado: é um universo com mais de 60.000 especificações técnicas diferentes!

E como, cada vez mais, surgem novos modelos de motores, tornou-se impossível para uma empresa do ramo de reparação de motores ter, e manter atualizada, uma biblioteca técnica desta envergadura. É muito mais interessante ser nosso associado, tanto para ter acesso a todas estas fichas técnicas quanto para poder consultar, via telefone, fax ou e-mail, o nosso Departamento de Suporte Técnico, em que experientes engenheiros irão prestar todos os esclarecimentos necessários.

Qual o compromisso deste sindicato com a sociedade?
O nosso compromisso é o de identificar problemas, pensar soluções e executar ações que permitam fazer evoluir o segmento da motorização, não apenas tecnicamente, mas também no correto exercício da ética, com reflexo direto sobre a nossa economia e o nosso meio ambiente, beneficiando toda a sociedade.

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor, deixe seu comentário.x
()
x
Rolar para cima
popup redes sociais2