CETESB oficializa apoio ao Pró-Motor

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No dia 4 de março de 2013, na sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), em São Paulo, foi assinado o Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções do Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD) e o termo do Pró-Motor, com o SINDIMOTOR – Sindicato de Remanufaturamento, Recondicionamento e/ou Retífica de Motores e seus Agregados e Periféricos no Estado de São Paulo.

O presidente do SINDIMOTOR, Zauri Candeo, o vice-presidente do SINDIMOTOR, Paulo Ferreira, e o vice-presidente da APAREM, Pedro Luiz Árias, foram recebidos pelo presidente da CETESB, Otavio Okano, e os diretores Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental, e Sérgio Meirelles, de Gestão Corporativa, para a assinatura do documento.

Este documento do Termo Aditivo ao PMMVD diz respeito ao apoio da CETESB ao Programa de Incentivo à Retífica e Reparação de Motores Poluidores – PRÓ-MOTOR, elaborado pelo SINDIMOTOR.

O PRÓ-MOTOR tem entre os seus objetivos a diminuição da quantidade de veículos com motores em más condições de funcionamento em circulação no Estado de São Paulo, e a regularização de parcela da frota de veículos que trafegam livremente sem realizar a Inspeção Veicular Ambiental, e, consequentemente, sem o licenciamento anual e multas regularizadas, por falta de recursos financeiros ou de oferta de serviços de reparação de qualidade.

A consequência desta diminuição é, em última instância, a redução dos níveis de emissão de poluentes atmosféricos pela frota circulante.

A evasão da frota do licenciamento anual no Estado de São Paulo é da ordem de 20 a 30% da frota registrada, segundo as autoridades de trânsito. Estes veículos coincidem com a parcela mais poluente da frota. Entre eles, estão os que não dispõem de recursos financeiros nem de financiamento facilitado para realizar serviços de retífica de qualidade nos motores e, consequentemente, não são aprovados na Inspeção Veicular Ambiental.

Outra parcela dispõe dos recursos, mas realiza serviços inadequados de retífica no motor, inviabilizando a aprovação dos veículos na inspeção veicular. Afinal, não basta trocar cabos, velas e filtros de óleo ou alterar o combustível para passar na inspeção, pois este motor está, na verdade, queimando óleo com vazamentos provocados por fuga de compressão. Portanto, não basta uma simples revisão. Neste caso, é necessário retificar o motor.

O PRÓ-MOTOR pleiteia junto ao Governo Federal a criação de uma linha especial de financiamento, diretamente aos proprietários de veículos leves e pesados, para que seja executada a correta retífica e reparação dos motores poluidores.

Este Programa do SINDIMOTOR defende a necessidade de uma campanha para a divulgação deste incentivo aos proprietários dos veículos com motores poluidores e para o alerta e conscientização dos cidadãos sobre os malefícios causados à saúde pela poluição veicular.

O PRÓ-MOTOR também prevê uma linha de crédito especial destinada à expansão e modernização das retíficas e reparadoras de motores homologadas pelo SINDIMOTOR e cadastradas no PMMVD, da CETESB.

Estas empresas de retífica e reparação de motores precisarão demonstrar que estão capacitadas para realizar serviços de excelência, de acordo com as normas da ABNT, NBR 13.032 – Retífica de Motores e NBR 15.831 – Reinstalação de Motores, e com as melhores práticas para o cumprimento destas normas.

O apoio da CETESB ao PRÓ-MOTOR está condicionado à aquisição de opacímetros e ao cadastramento no PMMVD pelas empresas de retífica e reparação de motores e seus agregados e periféricos (bombas e bicos injetores) interessadas em participar do PRÓ-MOTOR.

Espera-se que o crescimento incentivado da rede de prestação de serviços de excelência na área de retífica de motores corresponda a um crescimento proporcional da rede de unidades cadastradas no PMMVD, aumentando a capilaridade e os benefícios do PMMVD no território do Estado de São Paulo.

O presidente do SINDIMOTOR, Zauri Candeo, afirmou: “O PRÓ-MOTOR, além de beneficiar a população dos grandes centros urbanos com a redução da poluição, vai contribuir para que os proprietários dos veículos poluidores, que circulam sem o Licenciamento e “fora da lei”, possam restaurar as condições técnicas dos seus motores e regularizar a situação legal. As empresas de retífica e reparação de motores terão um crescimento no atendimento aos clientes, com a consequente geração de emprego e renda e investimentos na aquisição de novas máquinas e equipamentos. Bom para os cidadãos brasileiros, bom para a economia, bom para o Brasil”.

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(Foto: José Jorge Neto)

O que é o PRÓ-MOTOR

O Pró-motor é o Programa de Incentivo à Retífica e Reparação de Motores, uma iniciativa idealizada pelo SINDIMOTOR e pela APAREM que visa a implantação de incentivos para o setor de reparação de motores. O Pró-motor tem por base por base três pontos importantes para o setor da reparação de motores:

  1. Redução dos impostos;
  2. Crédito ao consumidor com juros atrativos (através de linhas de crédito do BNDES)
  3. Veiculação de uma vigorosa campanha na mídia, para informar e motivar os proprietários dos veículos a regularizarem os seus motores.

O SINDIMOTOR e a APAREM, desde de 2009, solicitam junto aos governos federal, estadual e municipal a implantação do Pró-motor, que beneficiará os proprietários dos veículos mais antigos, de menor poder aquisitivo, que não podem ou não querem, neste momento, arcar com as prestações de um veículo novo e precisam estar com os seus veículos em ordem: vistoriados, aprovados e licenciados.

A motivação deste projeto foi a constatação do elevado número de veículos reprovados e ausentes na Inspeção Veicular Ambiental 2010 e, que se não forem adotadas medidas para solucionar o problema, poderemos ter uma enorme frota de veículos poluidores, sem a Inspeção, sem licenciamento, sem pagamento do IPVA e das multas, e circulando fora da lei na cidade de São Paulo.

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