Mulheres conquistam espaço na reparação automotiva

mulheres no setor automotivo

Engana-se quem pensa que a mecânica automotiva não é para mulher. Apesar da indústria automobilística ter a presença predominante de homens, hoje, são muitas as mulheres que se interessam pelo setor, capacitam-se e têm ganhado espaço neste mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa Diversidade no Setor Automotivo 2021 desenvolvida pela Automotive Business e a MHD Consultoria, ainda há desigualdade evidente nos altos cargos. As mulheres representam apenas 16% dos cargos no conselho, 12% na presidência e vice-presidência e 16% em posições de diretoria.

A perspectiva é otimista. Empreendimentos automotivos pretendem contratar mais mulheres. O estudo revela que 45% das empresas possuem metas para aumentar a presença de mulheres nos cargos de liderança, 79% possuem ações para garantir equidade de oportunidades e 47% têm programas para a equidade de gênero.

E esta é uma tendência do mercado para os próximos anos. Um estudo da norte-americana McKinsey & Company constatou que negócios que apostam em mulheres têm melhores resultados. Em três anos, 57% das empresas na América Latina tiveram crescimento de receita acima da média.

No ramo de reparação e retífica de motores, mais mulheres têm assumido a função administrativa e financeira para auxiliar os seus maridos, responsáveis pela parte técnica, ou em casos de sucessão familiar, em que as filhas trilham os mesmos caminhos dos pais para gerir o negócio.

A mulher faz com que seus clientes se sintam à vontade num ambiente mais leve, limpo e organizado, além de se preocupar com o atendimento.

Contratar mulheres faz com que seus serviços também sejam mais atraentes para o público feminino e as empresas saibam quais são as necessidades específicas dessas consumidoras ao usar um carro.

O lugar da mulher é onde ela quiser! Precisamos criar oportunidades para que mais mulheres trabalhem no nosso segmento!

No dia de hoje, homenageamos todas as mulheres, sobretudo, as atuantes no segmento de reparação e retífica de motores, que com sua sensibilidade, competência, dedicação e profissionalismo, torna nosso setor ainda mais qualificado e pró-ativo.

Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia e pela sua luta!

LEIA TAMBÉM:

+ 5 mulheres que revolucionaram o setor automotivo

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor, deixe seu comentário.x
Rolar para cima