NBR 13.032: conheça em 5 pontos a norma técnica das retíficas

Retificador inspeciona as peças do motor de acordo com a norma NBR 13.032

A qualidade do serviço e a segurança dos motores são aspectos essenciais para o bom funcionamento de veículos, equipamentos e máquinas. Para os donos de retíficas de motores, a conformidade com a NBR 13.032 da ABNT é um elemento essencial para o negócio. Esta norma estabelece os requisitos e as diretrizes para a retífica dos motores nas suas mais diversas aplicações, para garantir que o processo seja realizado de maneira correta, eficiente e segura.

Veja cinco pontos explicados na norma NBR 13.032:

Determina a organização e os equipamentos mínimos para a empresa

Retificar um motor exige equipamentos de alta precisão e instrumentos de medição calibrados para diagnosticar os problemas e reparar os seus componentes. A norma estabelece quais são os equipamentos, instrumentos, ferramentas e dispositivos para cada operação.

Explica os procedimentos para o diagnóstico e a análise correta dos componentes do motor

A norma especifica os procedimentos corretos na hora de receber, desmontar, limpar, medir e inspecionar o motor inteiro e os seus componentes. A NBR também determina quais são as peças que devem ser obrigatoriamente substituídas durante a retífica.

Procedimentos para execução da retífica de motor corretamente

A NBR 13.032 também determina como os serviços de retífica, usinagem e reparação devem ser executados nas peças cativas do motor: bloco, virabrequim, comando de válvulas e o eixo intermediário, cabeçote, e seus subconjuntos: válvula, balancim, biela, volante, bomba de óleo, bomba de água, compressor de ar e polia do virabrequim.

Métodos para testes

Após a retífica e a montagem, é hora de testar o motor. A NBR determina a instalação de alguns componentes agregados ao motor, a obrigatoriedade do selo de temperatura, quais são os procedimentos de teste e o que deve ser verificado para confirmar que o motor está em condições ideais de funcionamento.

Reinstalação, responsabilidades e garantia

A NBR 13.032 também ajuda o empresário a proteger administrativamente o seu negócio. A norma determina quem é o responsável pelo motor e seus componentes agregados e periféricos: o que é responsabilidade da retífica, do reinstalador e do proprietário/operador do veículo/equipamento.

Além disso, também estabelece as diretrizes para a empresa fornecer a garantia do serviço, como prazo, documentação, assistência e o que fazer no caso de perda da garantia.

Forneça um certificado de garantia para o seu cliente

A APAREM tem os materiais necessários para a sua retífica se adequar a NBR 13.032. Entre eles está o Certificado de Garantia.

Criado com base no Código de Defesa do Consumidor, o certificado informa ao cliente os seus deveres para o bom uso e a conservação do motor, seus direitos legais, além de ser uma garantia e proteção para o retificador contra clientes mal-intencionados e/ou negligentes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os produtos da APAREM.

Leia também:

+ Quatro normas técnicas que toda retífica deve seguir

+ Experiência do consumidor deve ser prioridade das empresas

Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor, deixe seu comentário.x
Rolar para cima