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As máscaras na retificação de motores 
Fala PresidenteMOTORES RECONDICIONADOS, RETIFICADOS, REMANUFATURADOS, REINDUSTRIALIZADOS, RECONSTRUÍDOS OU RENOVADOS???...

No início do serviço de reparação de veículos, quando consertava-se um motor, o produto deste processo era denominado "motor recondicionado". Trabalho nobre, técnico e eficiente. Pouco a pouco, este tipo de serviço em algumas oficinas foi perdendo a qualidade, o que passou a ser denominado "meia sola", como se estivesse sendo feito um recondicionamento completo, onde na verdade só eram trocadas algumas peças. Praticavam preços miraculosos, garantia exorbitante, etc.

Deturpado esse mercado, com a má prestação de serviços de recondicionamento por oficinas que se passavam por retíficas, as empresas retificadoras com maquinários importados nos anos 60, para diferenciarem-se da "meia sola", passaram a denominar o motor como "retificado". Novamente, os maus profissionais do mercado, com preços que sequer cobrem os custos das peças mínimas necessárias, voltaram a confundir os consumidores utilizando a mesma denominação. Nos anos 90, o fato se repetiu. Na tentativa de querer separar o joio do trigo, nasceu nova denominação: "motor remanufaturado".

A APAREM decidiu não trocar a máscara, mas orientar os consumidores. Antes de confiar o recondicionamento de seu motor a uma retífica, visite-a pessoalmente, exija vistoriar o interior dela. Conhecendo a "cozinha", conheça o processo, a qualidade, a relação de peças aplicadas, as máquinas retificadoras, as instalações, etc. Observe a limpeza, já que uma retífica perfeita, requer um laboratório de montagem de motor com material específico, com mão-de-obra qualificada. Verifique se a mesma possui ou está se preparando para uma certificação de qualidade. Só assim, em posse destas informações, você poderá conferir que aquele preço ofertado, não compra o mínimo das peças necessárias, conforme demonstrativo dos serviços de usinagem e peças aplicadas conforme a Norma NBR 13.032.

Conclusões:

Num conjunto fechado de motor, é no mínimo obrigatório a troca das peças abaixo relacionadas, pois são peças que sofrem desgastes e, uma vez demonstradas e remontadas não se acasalarão mais, em vista de terem sido amaciadas e desgastadas em locais diversos. Não trocadas, promovem danos futuros irreparáveis nas peças cativas do motor, tais como: bloco, cabeçote, virabrequim, etc.

É imprescindível que uma retífica de motor siga corretamente a norma da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 13.032, para que o mesmo tenha potência, taxa de compressão, economia de combustível, menos emissões de poluentes, confiabilidade, durabilidade, etc.

O custo das peças compreende aproximadamente 30% (trinta por cento) do valor de um recondicionamento. Os serviços de desmontagem, banho químico, descarbonização, testes em magnaflux e hidrostático das peças que serão retificadas, usinagem do bloco, cilindro, virabrequim, cabeçote, comando, válvulas, tuchos, volante, pintura, funcionamento em banco de provas, impostos, encargos sociais, compreende aproximadamente a 70% (setenta por cento) do valor da retífica. Portanto, desconfie quando a oferta dos serviços e do material não estiver dentro destes parâmetros. Com certeza o consumidor menos esclarecido pensará que estará pagando uma retífica completa, mas sequer estará levando uma "meia sola".


Zauri Candeo
Presidente
 
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